Quebrando Regras

Vocês já repararam que a grande maioria das pessoas sempre está em busca de uma fórmula mágica, um atalho ou um caminho mais fácil para conseguir as coisas? É uma “fézinha” feita na Sena aqui para tentar ficar milionário da noite para o dia ou a procura de uma agência de “encontre o amor da sua vida em três dias” ali para se casar logo em seguida. É um clima de imediatismo e esforço zero sem tamanho para conseguir realizar seus maiores sonhos, seja o de ser milionário ou encontrar o maior amor da sua vida.

Pois bem, e se eu falasse agora para você que existe, sim, esse caminho mais fácil e sem esforço para conseguir seus sonhos realizados? E se eu te falasse que Cristo Jesus já conquistou para nós tudo o que é necessário para viver uma vida maravilhosa, mais que abundante, e que nós não precisamos fazer mais nada? Isso mesmo, todo o esforço já foi realizado por Jesus Cristo lá na cruz há mais de dois mil anos atrás. E Ele não somente conquistou para nós a nossa salvação e remissão dos pecados, como também conquistou TUDO o que a gente precisa para viver: prosperidade, paz, amor, saúde plena. TUDO. Essa é a obra finalizada de Jesus na cruz: a conquista de todos os sonhos que nós possuímos hoje para nós mesmos; a fórmula mágica; o caminho mais fácil!

– Mas, Caio, o que a gente precisa fazer então para conseguirmos ver tudo isso se materializando na nossa vida?

– Nada.

– Como assim nada?

– Nada. Nada. Nothing, nadie, rien, nichts! Você só precisa crer nesse trabalho finalizado de Jesus na cruz e descansar nessa verdade!

Que maravilha! Então, todos nós viveremos felizes e realizados durante toda nossa vida, somente desfrutando do trabalho finalizado de Jesus na cruz e recebendo as bênçãos que Ele tem guardadas para nós, correto?! Bem, em tese, deveria ser assim, essa é a vontade de Deus para nós, mas, infelizmente, não é o que acontece na vida da grande maioria dos cristãos. E vou dizer o porquê.

As pessoas simplesmente não conseguem aceitar o fato de que elas não precisam fazer nada por elas mesmas para conquistar o que buscam na vida. E, com isso, não conseguem simplesmente descansar nessa verdade, porque foram acostumadas a se esforçarem para conseguir as coisas, sempre viveram na base da meritocracia, do “merecer para receber”, ou seja, na aliança da lei de Moisés.

Um exemplo básico dessa ideia é o perdão, que na época do velho testamento era conquistado pelo sacrifício de um animal, isto é, por derramamento de sangue, pelo suor, pelo esforço. Só assim, eles conseguiam o perdão dos pecados. Isso se tornou uma tradição, um costume, uma religião.

Mas a graça de Deus veio para aniquilar todo o tipo de tradição, costume ou religião que os homens possam ter. A graça é o favor imerecido de Deus sobre as nossas vidas, é o atestado de ESFORÇO ZERO para conseguirmos as coisas, é a libertação de práticas e rituais religiosos para conseguirmos o perdão de pecados ou a bênção que a gente espera de Deus. A graça é Deus falando: “filho, eu não preciso do seu trabalho, do seu esforço, do seu dinheiro para te abençoar. Você já é um abençoado por causa do esforço e trabalho já finalizado de Jesus na cruz!”. A graça de Deus é a Nova Aliança, é o “receber, sem necessariamente merecer”, é o amor de Deus por nós, manifestado na pessoa de Jesus Cristo! É a nossa realidade hoje!

Isso não é maravilhoso?! Isso é demais!

As pessoas, principalmente os cristãos, precisam parar de ter essa verdade somente no campo das ideias e teorias e começar a viver isso de fato. Porque, sinceramente, hoje, eu pouco vejo isso acontecendo. O que eu vejo a todo o momento são pessoas buscando sua própria justiça, se esforçando, suando e se matando para conquistar aquilo que Jesus já conquistou! Basta certo alguém cometer um vacilo que já quer logo pegar a Bíblia, orar, ouvir uma música “crente”, ir para algum culto de libertação… Veja bem, não tenho nada contra isso e não julgo quem o faz, mas o grande problema é que essas atitudes acabam se tornando o sacrifício do cordeiro do século XXI, o nosso próprio “derramamento de sangue”. De certa forma é como se esse alguém estivesse negando e rejeitando o trabalho de Jesus na cruz, dizendo que não foi suficiente o que Ele fez, que precisa de algo mais. Ele pensa: “vacilei com Deus, tenho que consertar agora!”. Ei, deixa eu te falar uma coisa, Jesus JÁ CONSERTOU ISSO. O que Ele fez por nós foi MAIS QUE SUFICIENTE! Por que você teria que consertar aquilo que já foi consertado? É ilógico, é inútil. E digo mais, chega a ser uma afronta ao Pai. Deus não precisa dos seus consertos, Ele só precisa da sua fé! Então pare de guardar essas verdades somente na sua mente, coloque-as na prática de sua vida diária, e veja o favor imerecido do Pai transformar sua vida por completo hoje.

Dê uma olhada no que a palavra de Deus tem para nos dizer sobre tudo isso:

“(…) diz o Senhor, farei com o povo de Israel esta aliança: EU porei as minhas leis na mente deles e no coração deles as escreverei. EU serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Ninguém vai precisar ensinar o seu patrício nem o seu parente, dizendo: ‘Procure conhecer o Senhor.’ Porque todos me conhecerão, tanto as pessoas mais humildes como as mais importantes. Pois EU perdoarei os seus pecados e nunca mais me lembrarei das suas maldades.” Hebreus 8:10-12

Note, onde está escrito: VOCÊS irão buscar a redenção, ou VOCÊS terão que guardar as minhas leis ou VOCÊS… ? Não está. A todo o momento a palavra do Pai só diz: Eu, Eu e Eu! Aleluia! Essa é a nossa verdade, essa é a nossa NOVA ALIANÇA que temos com o Pai na realidade do Novo Testamento, na qual vivemos hoje. Essa é a graça de Deus destroçando as tradições e religiosidades humanas; essa é a graça de Deus sendo-nos revelada como a resposta para qualquer tipo de “fórmula mágica” que buscamos a fim de vivermos uma vida bem sucedida e vitoriosa! E, posso falar? Melhor do que saber e conhecer essa verdade, é VIVER essa verdade.

É isso.

Um pensamento sobre “Quebrando Regras

  1. Bia disse:

    THIS!!! As pessoas têm que aprender a fazer jus à graça concedida por Jesus e não viverem em busca dela. Amei o blog, bem explicativo, numa linguagem moderna e fácil de entender. Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: