Mixed Feelings

Você já ouviu falar nessa expressão do inglês: “mixed feelings”? Se você nunca ouviu, deixe-me tentar te explicar. Ela literalmente significa “confusão de sentimentos”. Seria o equivalente ao nosso “estou rindo para não chorar”. Quando eu leio a Bíblia, percebo que não sou o único que sofro disso. Olhe comigo o texto de Neemias 8:9,12:

“Então Neemias, o governador, Esdras, o sacerdote e escriba, e os levitas que estavam instruindo o povo disseram a todos: “Este dia é consagrado ao Senhor, o nosso Deus. Nada de tristeza e de choro!” Pois todo o povo estava chorando enquanto ouvia as palavras da Lei. […] Então todo o povo saiu para comer, beber, repartir com os que nada tinham preparado e para celebrar com grande alegria, pois agora compreendiam as palavras que lhes foram explicadas.” (Neemias 8:9,12)

Deixe-me te dar um pouco do contexto antes de nós seguirmos. Chegada uma época do ano muito importante para o calendário religioso judaico, o povo de Israel se juntou em frente da Porta das Águas e pediu que o sacerdote Esdras lhes ensinasse sobre o livro da Lei. E foi exatamente isso que ele fez. Só que, a medida que Esdras seguia com a leitura da Lei, o povo ficava cada vez mais triste e choroso. Ao ponto de Neemias, Esdras e os levitas terem que intervir e instruir o povo a se alegrar e celebrar (v.9).

A velocidade com que Israel sai da tristeza e choro para celebração com grande alegria me deixa intrigado. Parece que eles estavam confusos com seus próprios sentimentos. Com base nisso, quero olhar com mais calma o versículo 4, que diz assim:

“Esdras estava numa plataforma elevada, de madeira, construída para a ocasião. Ao seu lado, à direita, estavam Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaseias; e à esquerda estavam Pedaías, Misael, Malquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão”. (Neemias 8:4)

Por que a Bíblia seria tão detalhista a ponto de descrever onde Esdras estava e quem estava lá com ele? Pra que tanto preciosismo? Simples, porque essa história é uma sombra do que Jesus faria anos depois. Perceba que Esdras estava em uma plataforma elevada para que todos pudessem vê-lo, de forma similar, Jesus morreu no alto do monte caveira. A plataforma era feita de madeira, mesmo material que a Cruz. O sacerdote Esdras estava ladeado por uma série de pessoas, Jesus foi crucificado entre dois ladrões. Esse versículo é um símbolo da crucificação!

Mais que isso, cada nome desses tem um significado. E esses nomes juntos contam uma maravilhosa história. Quer ver?

Matitias – Presente de Deus                       Pedaías – Deus redimiu

Sema – Notícia                                            Misael – Quem é igual a Deus?

Anaías – Deus respondeu                           Malquias – Meu rei é Deus

Urias – Minha luz é Deus                            Hasum – Enriquecido (referente a um embaixador)

Hilquias – Minha porção é Deus                 Hasbadana – Juiz atencioso

Maaseias – Obra de Deus                           Zacarias – Deus se lembrou

Esdras – Ajudador                                       Mesulão – Aliado

O presente de Deus, que é a Graça, é a notícia (1) que Deus é a nossa resposta, nossa luz, e a nossa porção; (2) que a obra de Deus nos deu o Ajudador, o Espírito Santo, e nos redimiu da maldição da Lei; (3) que não há outro igual a Deus; (4) que Deus é meu rei, meu representante nos Céus, meu juiz atencioso; (5) que Deus se lembra de mim; (6) que Deus é meu aliado!

 

Aí eu te pergunto: como pode alguém ficar confuso depois de uma mensagem dessa? É impossível! Quando a gente foca na Graça de Deus, medita sobre o que Jesus conquistou por nós na Cruz e olha pra quem Ele realmente é, é impossível que o choro permaneça. Muito pelo contrário, só há lugar para celebração com grande alegria. No momento que Israel entendeu isso, o choro se transformou em uma baita festa.

Se você está como esse povo, mergulhado em tristeza e choro, quero te convidar a mudar o seu foco – hoje. Olhe para o autor e consumador da sua fé, foque na Sua Graça, no que Ele conquistou por você na cruz e jamais se esqueça de quem Ele é: sua resposta, sua luz, sua porção, seu rei, seu representante nos céus, seu juiz atencioso, seu aliado. Faça isso e desfrute de uma alegria que o mundo não é capaz de oferecer.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Mixed Feelings

  1. Que grande benção ler isso! Amém!

  2. Paulo disse:

    Muito bom. Jesus sofreu para que reinássemos em vida. Agora podemos desfrutar!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: