Mixed Feelings – Parte 2

Você já teve aquele famoso “momento eureca”? Aquele momento quando, de repente, uma luz se acende no meio do seu cérebro e “tcharan!”, tudo faz sentido. Sabe do que eu estou falando? Deixa eu te ajudar um pouquinho mais. É aquele momento pós-prova ou pós-reunião-super-importante-da-vida, quando a resposta/ideia que você tanto precisava simplesmente brota na sua cabeça como se fosse a coisa mais simples, lógica e trivial do mundo. Certamente você já teve um desses.

A verdade é que o povo de Neemias 8 teve uma espécie de momento eureca. Deixe-me refrescar sua memória sobre essa história antes de ir mais fundo sobre isso. No sétimo mês do ano, o povo de Israel fez tipo um abaixo-assinado e pediu que o sacerdote Esdras lesse o livro da Lei. Como bom sacerdote, Esdras montou um palco de madeira, chamou vários amigos, abriu o livro e o leu do amanhecer até o meio-dia. O problema é que o povo começou a ficar triste e a chorar. O que, na cabeça de Esdras não fazia o menor sentido. Então, ele decidiu chamar reforço. E é aqui que eu quero começar a ler a história.

“Os levitas tranquilizaram todo o povo, dizendo: “Acalmem-se, porque este é um dia santo. Não fiquem tristes!” Então todo o povo saiu para comer, beber, repartir com os que nada tinham preparado e para celebrar com grande alegria, pois agora compreendiam as palavras que lhes foram explicadas.” (Neemias 8:11-12)

Não parece que o povo teve um “momento eureca”? Eles estava chorando bicas e, só de ouvir as palavras dos levitas, decidiram que era hora de fazer uma baita de uma festa. Suspeito que alguma luz acendeu dentro da cabeça deles que os fez mudar de ideia. Mas, o que?

Se você olhar as palavras dos levitas, não vai achar muita coisa útil. Eles são muito claros e diretos. Não tem nenhuma super-mensagem subliminar, ou um jogo oculto de palavras hebraicas. Nada disso. É tão simples quanto parece.

Então, esse “momento eureca” deve ter vindo de outro lugar. E veio. Vamos voltar alguns versículos e ver quem exatamente eram esses levitas.

“Os levitas Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaseias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã e Pelaías, instruíram o povo na Lei, e todos permaneciam ali.” (Neemias 8:7)

Como já vimos no texto Mixed Feelings – Parte 1, a Bíblia não é detalhista à toa. Nomes como esses têm significados. E mais, nomes juntos volta e meia escrevem uma mensagem maior. Olhe só.

Jesua – Deus salvará                                        Maaseias – A obra de Deus

Bani – Construido, criado                                  Quelita – Atrofiado

Serebias – Deus mandou fogo consumidor       Azarias – Deus ajudou

Jamim – Mão direita                                          Jozabade – O Senhor deu poderes a

Acube – Insidioso, traiçoeiro                              Hanã – Graça

Sabetai – Repousado, descansado                   Pelaías – Deus é notável

Hodias – Meu esplendor é Deus

Deus salvará a criação. Deus mandou fogo consumidor à sua mão direita, que é Jesus Cristo, para que o traiçoeiro (pecador) encontrasse descanso. O meu esplendor é Deus! A obra de Deus ao atrofiado (pecador) ajudou, pois o Senhor deu poderes a Graça. Nosso Deus é notável!

Esse foi o “momento eureca” do povo: entender que Deus deu poderes a Graça! O plano d`Ele para a sua vida é um plano de salvação e descanso! Jesus consumiu todo o fogo da ira de Deus para que você desfrute única e exclusivamente do amor e do favor d`Ele. Eu não sei qual o seu problema hoje, mas confie n`Ele. O seu Deus é notável e a graça  d`Ele irá suprir tudo aquilo que você precisa hoje!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: