Inestimável Valor

Valor.

Em tempos de crise econômica, a primeira coisa que vem a sua mente ao ler esta palavra deve ser preço, contas, dívidas, “quanto eu tenho que pagar”, dólar, quatro reais, etc. Porém, valor vai muito além disso. Nesta palavra também incidem significados como estima, importância, relevância, legitimidade, utilidade. Isto é, qualidades que podem (e devem) ser muito bem aplicadas ao caráter ou à vida de uma pessoa. Mas o que será que define o valor de uma pessoa?

No Novo Testamento, Paulo escreve a seu amigo Filemom uma pequena carta de apenas um capítulo e 25 versículos – a menor e última carta de Paulo da Bíblia. Talvez em um primeiro olhar, ela não receba o mesmo valor que, por exemplo, Efésios, Gálatas ou Coríntios. Seja por relatar uma história sobre temas que já vimos em outros livros da Bíblia como perdão e restauração, pelo seu tamanho, ou até mesmo porque, convenhamos, Filemom não possui a mesma fama que João.

Mas que raios Filemom tem a ver com a definição de valor da vida de uma pessoa? Tudo.

Tal carta conta a história de Onésimo, cujo nome significa “útil”, um escravo de Filemom que havia fugido de sua casa, provavelmente levando algum de seus bens, e que de alguma forma encontrou com o próprio Paulo preso em Roma, vindo a se converter ao ouvir o Evangelho de Jesus. Logo, Paulo escreve a Filemom, seu amigo próximo cuja conversão também veio através de sua pregação, pedindo-o que receba Onésimo de volta em sua casa. Não mais como escravo, mas como irmão. Ou seja, Paulo pede que lhe perdoe seus erros e o tenha de volta como parte de sua família:

“Eu, Paulo, já velho, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus,
apelo em favor de meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava preso.
Ele antes lhe era inútil, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim.
Mando-o de volta a você, como se fosse o meu próprio coração. (…)
Talvez ele tenha sido separado de você por algum tempo, para que você o tivesse de volta para sempre,
não mais como escravo, mas, acima de escravo, como irmão amado. Para mim ele é um irmão muito amado, e ainda mais para você, tanto como pessoa quanto como cristão.
Assim, se você me considera companheiro na fé, receba-o como se estivesse recebendo a mim.
Se ele o prejudicou em algo ou lhe deve alguma coisa, ponha na minha conta.
Eu, Paulo, escrevo de próprio punho: Eu pagarei — para não dizer que você me deve a sua própria pessoa.” Fm 9-19

Hum, esta história te parece similar com alguma outra que você já leu na Bíblia ou pelo menos em alguns dos textos aqui no Ritmos?!

Pois é, qualquer semelhança não é mera coincidência. A intercessão que Paulo fez a Filemom em favor de Onésimo nada mais é do que a representação da obra de Jesus completa e consumada na cruz por nós! Filemom, cujo nome significa “Que tem amor”, é a representação de um Deus amoroso que está sempre pronto a nos abraçar e nos receber de volta em sua casa, na sua família, a quem podemos chamar de Pai! Nós que éramos escravos do pecado (Rm 6), além de libertos, deixamos a condição de servos para sermos filhos de Deus. Assim como Paulo garantiu que pagaria qualquer dívida que Onésimo tivesse com Filemom, nós fomos comprados por Jesus. TODA nossa dívida foi PAGA! E pelo preço mais alto, o preço que o mundo jamais conseguirá igualar: seu próprio sangue! Aleluia! Nunca deixe ninguém, nem mesmo os seus pensamentos tirar de você o valor que você tem, pois simplesmente o seu valor é O SANGUE DE JESUS derramado na cruz! (1 Pe 1:18-19; Ef 1:4-6)

Naquela época a lei romana previa até mesmo a morte para um escravo fugitivo que fosse encontrado, Onésimo, um escravo inútil para Filemom (homem de muitas riquezas, que possuía muitos outros escravos), estava condenado à morte, assim como nós sem Jesus. “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, – pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”! (Ef 2:4-6)

Eu não sei vocês, mas eu não consigo conter a minha empolgação diante da grandeza e do extraordinário amor com que Deus nos amou e nos ama todos os dias das nossas vidas. E sabe o que é mais impressionante de tudo isso? Sabe por que, em minha opinião, Deus fez questão de colocar a história de Onésimo relatada na Bíblia, destacando um livro inteiro só para ele? Para mostrar que ELE. SE. IMPORTA. Sabe quem é Onésimo? Eu sou o Onésimo. Você é Onésimo. Deus, nosso Pai que nos ama incondicionalmente, nos conhece pelo nosso nome, se importa e cuida de cada detalhe da nossa vida! Assim como Ele se importou com a vida de um escravo qualquer, renegado, que havia cometido um erro terrível contra seu senhor e o encheu com sua graça transformando a sua vida, tornando-o útil não só para ele mesmo, mas também para outras pessoas, Ele se importa conosco e está transformando o nosso interior e nossas circunstâncias 24 horas por dia, 7 dias por semana!

O livro de Filemom não é sobre Onésimo, é sobre qualquer pessoa desse mundo, é sobre mim, sobre você. É sobre Deus mostrando que, se fosse preciso, Ele colocaria um livro inteiro na Bíblia apenas relatando a sua história, minha, ou de quem quer que seja só para que tivéssemos a noção do tamanho do nosso valor.

Um pensamento sobre “Inestimável Valor

  1. que demais esse texto!!! de fato tico, Deus tem um livro que fala de todos os nossos dias, conta a nossa história de vida!!! que Deus bom. fico sem palavras com o Seu amor!
    “Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.” Salmos 139:16

Deixe um comentário